Aprender Inglês: 9 Motivos Para Você Estudar Imediatamente!

Aprender Inglês: 9 Motivos Para Você Estudar Imediatamente!

Todo mundo escuta a vida inteira que é importante aprender uma segunda língua e quando esse assunto surge, geralmente a tal segunda língua é o Inglês. E não poderia ser diferente. Depois da globalização, o inglês passou a ser uma espécie de língua universal, falado em diversos países. Se isso ainda não for motivo suficiente para você decidir aprender inglês de uma vez por todas, aqui vai essa e outras razões para te convencer.

1. O inglês é língua universal

9 motivos para aprender Inglês

O primeiro motivo, como você acabou de ler, é o fato do inglês ser uma língua universal, ou seja, em praticamente qualquer país, o inglês pode ser falado e entendido. Pelo menos em regiões centrais e turísticas.

Nativamente, os únicos países que falam inglês são: Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Austrália e Nova Zelândia, porém além destes, outros 12 países tem o inglês como língua primária.

Já como segunda língua, ele está presente na maioria dos países europeus como Dinamarca, Suécia e Alemanha.

E como língua oficial, o inglês é reconhecido por 54 países do globo, além de entidades, ONGS, empresas multinacionais, centros comerciais e por aí vai.

Sendo assim, ao aprender inglês, você consegue viajar para muitos lugares diferentes, sem precisar aprender a língua de cada um desses países, pois o inglês vai te abrir um leque de opções, todos com o mesmo idioma.

2. O inglês é uma língua muito fácil

aprender inglês

Sabemos que a experiência com a língua inglesa durante o período escolar, e até mesmo em escolas de idioma, pode ser um pouco traumatizante. O que leva muitas pessoas a acreditar que aprender inglês é um bicho de sete cabeças.

Porém, atualmente, existem meios mais modernos e práticos para estudar um novo idioma, principalmente o inglês. Isso porque ele possui uma estrutura gramatical bem simples e com alguns mecanismos que são replicáveis em diversas situações.

Uma vez aprendidos, estes mecanismos podem ser adaptados para outros contextos e você consegue aprender muitas coisas de uma única vez.

A acentuação na língua inglesa é quase inexistente e o idioma funciona muito bem com repetição e assimilação. Assim, é necessário pouco tempo de dedicação diária para atingir um resultado satisfatório.

3. O mercado de trabalho exige o inglês

Curso de Inglês Online

Provavelmente você já está convencido desse argumento, caso tenha procurado por uma oportunidade nova de trabalho de uns tempos pra cá.

Isso porquê a maioria dos cargos exige inglês como uma habilidade básica. Mesmo que você não esteja tentando um cargo para direção ou supervisão, a noção de uma segunda língua é exigência em muitas empresas e, mesmo quando não é, esse vai ser um fator decisivo em um possível desempate.

Quando um candidato realmente consegue sustentar o “inglês intermediário” de seu currículo, o número de oportunidades se torna mais amplo e menos competitivo. Principalmente se considerarmos a porcentagem baixa de brasileiros que realmente falam inglês.

4. O inglês te deixa antenado

motivos para aprender inglês

Absolutamente tudo de mais novo que existe no planeta é noticiado em inglês. Novas descobertas da medicina, avanços tecnológicos, notícias internacionais no geral e até mesmo aquela série que você gosta tanto. Tudo sempre em inglês.

O fato de conseguir compreender qualquer uma dessas coisas pode ser muito relevante para seu divertimento pessoal ou seu desempenho profissional.

Para quem precisa realizar pesquisas na internet, dominar o inglês faz a diferença. Pra você ter uma ideia, existem mais de 6 milhões de artigos escritos na Wikipédia que estão em inglês enquanto existe pouco mais de 1 milhão em português.

Por exemplo, se alguém precisa fazer uma pesquisa sobre borboletas, ele vai encontrar esse artigo em português e esse em inglês. Bem mais completo, né?

Curso Online de Inglês

5. Traz benefícios para o Cérebro

aprender inglês

Quando uma pessoa é bilíngue, ela basicamente tem um cérebro em forma, pois alternar entre dois idiomas é um ótimo exercício cerebral. Quanto mais a gente faz, mais fácil fica. Tipo um exercício de academia.

Enquanto nós “malhamos” o cérebro com outro idioma, a parte responsável pelo foco se fortalece, assim como o raciocínio lógico e a concentração.

Dessa forma, mesmo que involuntariamente, esses processos podem atrasar o desenvolvimento de doenças degenerativas como o Alzheimer. Isso acontece porque a memória é bastante exigida na construção de frases e retenção de vocabulários estrangeiros.

Segundo um estudo da Universidade de Chicago, o processo de tomar decisões fica mais veloz,  E até mesmo a autoestima e a autoconfiança podem aumentar quando se domina outro idioma.

6. Estudar inglês aumenta sua bagagem cultural.

motivos para estudar a língua inglesa

Muitos acreditam que aprender (e ensinar) inglês acontece quando a gente estuda gramática e vocabulário, mas isso é só mais um dos vários caminhos que o aluno percorre durante o aprendizado.

Muitos mais do que regrinhas, estudar outro idioma faz com que nós adentremos um universo completamente diferente do nosso e a língua em si, reflete muito de um país, uma sociedade e por aí vai.

Para evitar cenas constrangedoras, precisamos ter noção de quando um tom ou um modo de falar – que é super comum para nós – pode soar rude ou grosseiro. Outro problema é que também existem frases e palavras que, dependendo do contexto, podem soar apaixonadas quando você só queria ser educado.

Além disso, existem diferenças na linguagem do americano, dos britânicos, dos sul-africanos, dos australianos e por aí vai. Mesmo que todos falem a mesma língua.

Por exemplo, um americano pode passar horas falando sobre seu salário, suas contas e em como ele está feliz por conseguir um belo financiamento.

Entretanto, falar sobre seus rendimentos e suas finanças, geralmente é algo constrangedor e quase impensável para uma pessoa da Inglaterra. Vai entender…

7. Abre todas as portas do mundo acadêmico

motivos para estudar a língua americana

Já falamos sobre como dominar o inglês te proporciona muito mais conteúdo do que qualquer outra língua, mas, além disso, as melhores universidades do mundo costumam oferecer vagas, bolsas e programas para estrangeiros. As exigências variam conforme a faculdade, mas o pré-requisito é sempre ele: o inglês.

Além disso, universidades como Harvard, Yale, Oxford e muitas outras oferecem cursos online e com certificação para estudantes do mundo inteiro.

E por último, mestrados e doutorados, mesmo sendo aqui no Brasil, exigem domínio de outra língua. Geralmente nos doutorados a exigência e de inglês e uma terceira língua. Então melhor já se preparar, caso queira seguir carreira acadêmica.

8. Pode se tornar um ofício

dicas para estudar a língua americana

O investimento no inglês pode ser baixo perto do que ele pode te oferecer. O mercado de trabalho vai te olhar com outros olhos, mas não podemos descartar a possibilidade do idioma se tornar – de fato – um novo emprego!

Pense no seu ciclo de amigos, familiares e conhecidos. Quantos sabem falar inglês? Agora pense nas mesmas pessoas e diga: quantos gostariam de falar?

A procura costuma ser alta e mesmo que você talvez não queira arriscar um reposicionamento no mercado de trabalho, uma graninha extra pode aparecer com uma aula pra aquele amigo que vai viajar ou uma tradução de artigo e legendas de vídeos, por exemplo.

Diversos “freelas” que podem ser feitos de casa, sem nem precisar sair da frente do computador.

9. União do útil com o agradável

razões para estudar língua inglesa

Aqui vai um reforço de todos os outros tópicos. Como você deve ter percebido, estudar inglês é a união perfeita de algo útil e agradável.

Se o assunto for viagem, consumo de mídia estrangeira, videogames e tudo mais, o inglês serve como uma luva na hora de escolher um idioma para estudar.

Assim como ele também cabe perfeitamente quando o objetivo é atingir o mercado de trabalho, aumentar sua renda, ou seja, é uma oportunidade de se destacar perante concorrentes e tudo mais.

Sendo assim, ao escolher estudar a língua mais comercial do mundo, você consegue atingir diversos objetivos, com uma única matéria que, de quebra, ainda é moleza!

Está convencido a estudar inglês?

Por fim, existem diversos motivos que podem levar alguém ao interesse de aprender um segundo idioma.

Aqui listamos apenas 9, mas cada pessoa pode ter uma razão diferente dependendo de suas necessidades e objetivos.

No entanto, se você gostou desse texto e já quer começar o aprendizado agora mesmo, não deixe de conferir outros posts, dicas e dê uma olhada no nosso canal. Até a próxima!

Aula Prática: Aprenda Inglês com estas 5 dicas

Curso de Inglês

Quer aprender a falar Inglês Fluente? Então você precisa conhecer o nosso Curso de Inglês, do zero ao Avançado. Um curso focado na imersão no idioma, onde você terá videoaulas online, lives semanais exclusivas com os alunos e um grupo para troca de ideias e tira dúvidas.

Clique aqui para conhecer o Curso de inglês >

curso de inglês - como será seu resultado

Artigos em Inglês que você também vai querer ver:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *